POC NOTÍCIAS: Woth Massango
geral@pocnoticias.ao
Foto: D.R
O Conselho de Administração do Banco Nacional de Angola reuniu na tarde desta terça-feira, 21 de Dezembro, em sessão extraordinária para discutir, aprovar e dar recomendações sobre o Plano de Recapitalização e Reestruturação do Banco Económico, visando garantir a estabilidade do sistema financeiro angolano e a salvaguardar os depósitos de todos quanto ainda têm conta no banco.
O Banco Económico resultou do ex-banco BESA que foi à falência. Desde 2018 que o Banco Económico não publica os relatórios e contas e os balancetes no seu site, sendo actualmente difícil aferir a situação em que o banco se encontra. Entretanto, antes de deixar de divulgar as contas, a situação patrimonial do banco indicava necessidade de um resgate, com a injecção de dinheiro fresco.
O Banco Nacional de Angola acaba de aprovar o plano de resgate e promete que “irá monitorar a implementação e introduzirá as correções que se mostrem necessárias à sua conclusão satisfatória, podendo vir a interrompê-la, caso se demonstre que, por quaisquer circunstâncias, a sua viabilidade deixe de ser garantida, tomando as medidas que melhor protejam a estabilidade do sistema financeiro e o interesse público, de um modo geral”.
Por último, o Banco Nacional de Angola reitera que, com esta intervenção correctiva, para além do que decorre directamente das medidas enunciadas, não se alteram, neste momento, as relações de negócio do Banco Económico com os clientes, designadamente nas condições contratuais dos créditos concedidos pelo Banco Económico, bem como o funcionamento regular da sua rede de balcões e a possibilidade de os clientes realizarem todas as operações bancárias sem perturbações e, de um modo mais geral, a estabilidade do sector bancário nacional.
Dito de outro modo, o banco entra agora numa fase de saneamento das suas contas mas está obrigado a continuar a honrar os seus compromissos com todos os clientes, assim como os clientes são obrigados a continuarem a honrar os compromissos que assumiram com o banco.
O Banco Nacional de Angola não avança quanto tempo vai durar o plano de reestruturação e capitalização do banco, nem a forma como será injectado dinheiro no banco.