Mercado angolano ganha plataforma que permite interação entre empresas e consumidores, bem como resolução de conflito e avaliação de serviços presados pelas empresas.
POC Notícias: Ana Atalmira
Foto: D.R
Os consumidores em Angola têm agora uma forma fácil e rápida de recomendar e criticar serviços. O processo pode ser feito através da plataforma “Reco&Kritique”, que permite uma interação entre empresas com actividade no país e os seus consumidores, resolver conflito que envolve clientes e empresa, medir via online a reputação das empresas, assim como dá a possibilidade de os usuários deixarem as suas recomendações e críticas sobre os serviços prestados.
A plataforma lançada em Dezembro, na capital do país (Luanda), é resultado de um investimento de 10 milhões de kwanzas, sendo que a sua criação nasce de um grupo do Facebook para um website, com a intenção de mudar “para melhor” a relação entre clientes e empresas.
Em entrevista ao POC NOTÍCIAS, Chelsea Reciado, co-fundadora da plataforma avança que os principais desafios para sustentabilidade do projecto é ter o maior número de usuários a recomendar e a criticar serviços em Angola.
“O sucesso e a sustentabilidade projecto passa por alcançar maior número de usuários a recomendar e a criticar os serviços que são prestados pelas empresas em Angola. Acreditamos que por outro lado é uma oportunidade de as empresas publicitarem e venderem os seus serviços dentro de uma plataforma que congregará consumidores de todo país”, disse.
A jovem empreendedora espera que com a plataforma possa existir uma mudança de comportamento no consumidor, bem como na forma como as empresas prestam os seus serviços, tornando-se mais responsáveis e atentas as necessidades do consumidor.
A plataforma vai também funcionar em parceria com outras empresas, como é o caso de uma vocacionada a advocacia, que segundo Chelsea Reciado, vai acompanhar, orientar e intermediar a relação conflituosa de consumidores e empresas, antes mesmo de as partes partirem para resolução dos problemas nos órgãos de justiça.
Chelsea Reciado defende que “Um dia somos gestoras e outros consumidores, essa troca vai sempre existir, a era da informação está a crescer cada vez mais, saber o que o seu consumidor pensa sobre si, e quer estar perto dele. E a necessidade de passar feedbacks as empresas é deveras importante pois só assim a mesma pode melhorar os seus serviços, por isso deêm feedbacks construtivos aos consumidores e as empresas devem procurar sempre saber o que o seu cliente pensa sobre si, dentro da Reco&Kritique”, finalizou.