As novas estações de energia a carvão deixam de receber financiamentos do FirstRand Ltd, o maior banco de África em valor de mercado. A decisão, segundo apurou o POC Notícias, interromperá o financiamento de novos projectos para minerar o combustível nos próximos cinco anos.
Segundo o credor com sede em Joanesburgo junta-se ao Nedbank Group Ltd para assumir compromissos, como o aumento da pressão sobre os bancos para evitar empréstimos para combustíveis fósseis de investidores e ativistas. Enquanto os maiores bancos da África do Sul estão reduzindo a sua exposição a atividades que poluem o meio ambiente, eles estabeleceram prazos diferentes para levar em conta a dependência do país em relação ao carvão.
A decisão do FirstRand Ltd, é vista como uma ambição de longo prazo. “É a ambição de longo prazo do FirstRand ser zero líquido até 2050”, informou o Banco através da sua política actualizada publicada na quarta-feira, que por outro lado garante que também reduzirá os seus limites de curto e médio prazo na sua exposição geral ao carvão.
Redação POC Notícias