As autoridades sanitárias na província angolana do Namibe estão irritadas com o atraso dos laboratórios de Benguela para onde são enviados os testes à Covid 19.
Miguel Pedro Ferreira “Coríntios”, diretor da Saúde no Namibe e porta-voz da Comissão Multissectorial de combate a COVID-19, disse que “há muita genta retida à espera desses resultados”.
O diretor acrescentou que há pessoas a cumprir quarentena “há mais de 20 dias”.
“Não podemos liberar as pessoas enquanto não tivermos os exames”, lembrou, fazendo notar que isto tem como objetivo “proteger eles próprios e a comunidade”.
Miguel Pedro Ferreira disse haver 60 pessoas em quarentena institucional “para além daquelas em quarentena domiciliária” e “muitos delas já ultrapassaam os 14 dias”.
Namibe é até hoje a única província de Angola que ainda não registou oficialmente casos de Covid-19 quer por importação quer por contaminação local.
O fato de as autoridades sanitárias da província terem detetado um jovem que se presume ter furado a cerca sanitária imposta a Luanda, por apresentar sintomas semelhantes aos da Covid-19, está a criar pânico e mau estar na cidade capital do Namibe
Miguel Pedro Ferreira “Coríntios” revelou que ele está internado com “transtornos respiratórios” e em isolamento até chegar o resultado.