A companhia petrolífera francesa TotalEnergies escolheu o provedor de FPSO da Malásia Yinson para o projecto de engenharia de front-end preliminar (pré-FEED) para dois projectos de FPSO a serem instalados no Bloco 20/21 em Angola e no Bloco 58 no Suriname.
O projecto em Angola será instalado a cerca de 1.400 m, a cerca de 160 Km de Luanda, enquanto o projecto do Suriname será instalado a cerca de 2.000 m, a cerca de 150 Km de Paramaribo.
O top-side do projecto será executado pela Technip Energies, parceira da Yinson para o pré-FEED. O pré-FEED proporcionará à TotalEnergies propostas técnicas e comerciais de locação e operação, incluindo soluções para redução de emissões, no prazo de 32 semanas a partir da data do contrato. De acordo com o provedor do FPSO, o escritório da Yinson em Oslo executará o pré-FEED por uma taxa acordada por ambas as partes.
O CEO da produção offshore da Yinson, Flemming Grønnegaard, informou que os prêmios pré-FEED foram os primeiros projectos de Yinson com a Total e acredita que eles marcaram o início de uma relação de trabalho frutífera e de longo prazo entre as duas partes.
Espera-se que o pré-FEED crie maior valor para os projectos, concentrando-se na optimização da estratégia de desenho e execução. A Yinson está entusiasmada com esta oportunidade de demonstrar suas fortes capacidades técnicas e operacionais para a Total, um dos principais players mundiais da indústria de energia.
Fonte: Petroangola