Angola acaba de receber as primeiras doses de vacinas contra a COVID-19. As primeiras doses de vacinas contra a covid-19, chegaram no avião da Emirates Airlines. São no total 624 mil doses, provenientes da Índia, através da iniciativa Covax.
São 624 mil doses da AstraZeneca e da Johnson & Johnson, que visam cobrir 20% da população angolana. Angola se torna assim no terceiro país africano a receber as vacinas Astrazeneca, depois do Gana e da Cote D’Ivoire.
De acordo com o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, o país prevê receber da Rússia, nos próximos dias, doze milhões de doses da Sputnik 5 para uma cobertura de seis milhões de pessoas.
O Secretário de Estado, que falava no aeroporto internacional, referiu que está igualmente prevista a recepção de outras vacinas até Junho, vindas da Plataforma Africana de Fornecimentos Médicos (AMSP, sigla em inglês), da União Africana, em que Angola está cadastrado.
Angola integra a aliança Covax, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde o meio do ano passado, a fim de garantir que o país tenha acesso às vacinas contra a covid-19. Compõem ainda a iniciativa, a Aliança Global para Vacinas e Imunização e a Coligação de Inovações na Preparação para as Epidemias (CEPI).