O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou hoje, no Morro Bento, em Luanda, o Complexo Hospitalar General-de-Exército Pedro Maria Tonha “Pedalé”, considerado uma das infra-estruturas de saúde mais modernas e completas do país.
Com uma área de 42.157 m², o hospital integra quatro edifícios distintos, entre os quais o bloco principal de três pisos, um Centro de Treinamento Avançado, um Edifício de Apoio Integrado e uma unidade com heliporto e parque de estacionamento para 180 viaturas.
A nova unidade dispõe de 145 camas, 35 consultórios, 16 salas de exames, 25 cadeiras de hemodialise, 8 de quimioterapia e um bloco operatório de última geração. Está ainda equipada com dois aceleradores lineares, uma ressonância magnética 3 Tesla e um tomógrafo dual source de 256 cortes, reforçando a capacidade nacional de diagnóstico e tratamento de doenças complexas.
Destinado a especialidades como oncologia, radioterapia, medicina nuclear, hemodialise e, futuramente, transplantes, o hospital integra também uma unidade de cuidados intensivos, centro de imagiologia, farmácia hospitalar e morgue.
O Centro de Treinamento Avançado, dotado de sala de cirurgia simulada e robôs de formação, vai permitir a capacitação contínua de médicos e técnicos angolanos, introduzindo práticas inovadoras na medicina nacional.
Durante a construção, assegurada pela empresa WEDO, estiveram envolvidos 1.350 trabalhadores, dos quais 1.320 nacionais, contribuindo para a criação de emprego, a transferência de conhecimento e a formação de jovens quadros.





