O Greenfield – Fundo de Capital de Risco (FCR) está a investir 5,8 milhões de dólares na construção da Ovihemba – Laboratório Farmacêutico, a primeira fábrica privada de medicamentos em Angola após a Independência.
Com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2026, a Ovihemba terá uma capacidade inicial de produção de 100 milhões de comprimidos por ano, numa fase inicial. Este projecto não só contribuirá para a redução da dependência de importações, mas também criará emprego qualificado e fortalecerá o sector da saúde em Angola, segundo uma nota de imprensa divulgada pela FCR.
Além da Ovihemba, o Greenfield também está a investir na Campo Verde – Sustentabilidade do Agronegócio, um projecto que apoia 46 agricultores no Município do Longonjo, Comuna do Lepí, com assistência técnica e insumos agrícolas. Neste momento, os agricultores estão a colher batata-rena numa área de 25 hectares, com a previsão de aumento da produção e da renda local.
Esses investimentos do Greenfield no Huambo têm um impacto directo nas comunidades locais, através da criação de postos de trabalho, da capacitação técnica e da promoção de práticas sustentáveis. Com um foco claro em resultados de longo prazo, estes projectos estão alinhados com a estratégia do fundo de promover investimentos que integrem os princípios ESG (ambiental, social e de governação), com foco no desenvolvimento sustentável e na valorização dos activos em Kwanzas.