Segundo o Departamento Provincial da Agricultura apontam que a província de Benguela produz, actualmente, mais de 200 toneladas de mamão papaia por ano, número que servem como incentivo aos agricultores locais que já estão de olhos no mercado internacional.
Face ao elevado numero de produção de Mamão Papaia, os produtores agrícolas em Benguela manifestam interesse em exportar mamão papaia para a África do Sul, Namíbia e Portugal, por forma a aumentar a presença e visibilidade da produção angolana no mercado internacional.
Com uma extensão de 46 hectares, a fazenda Sai-Frutos, no perímetro agrícola do rio Cavaco, tem uma maior produção daquela fruta na província de Benguela, como resultado de um investimento de cerca de 40 mil dólares norte-americanos na aquisição de sementes originárias do Brasil, preparação de terras e instalação de sistemas de irrigação por gotejamento.
Gil Oliveira, o mentor do projecto e proprietário da referida fazenda, informou que a produção de papaia brasileira já leva dois anos, e produziu mais de 150 toneladas de papaia este ano, numa área de cinco hectares de terras e agora encara a exportação como próximo desafio.