A 1.ª edição do Ciclo Anual de Conferências 2025, com o tema “Oportunidades de Financiamento ao Sector Produtivo”, organizado pelo Banco Nacional de Angola (BNA), teve como foco explorar formas de financiamento para o sector produtivo, essencial para a diversificação da economia de Angola.
O Governador do BNA, Manuel Tiago Dias, destacou a importância do financiamento para soluções inovadoras que impulsionem a economia nacional. Já o Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, sublinhou que o desenvolvimento de Angola depende de um financiamento eficaz ao sector produtivo, essencial para fortalecer a economia e aumentar a competitividade das empresas.
O Ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, anunciou uma linha de crédito de 15 mil milhões de Kwanzas para o sector agropecuário em 2025, visando apoiar o crescimento de iniciativas privadas e a criação de empregos.
Durante a conferência, o BNA premiou as instituições financeiras que mais se destacaram na implementação do Aviso n.º 10/2024, sobre a concessão de crédito ao sector real da economia. Além disso, foi realizada uma exposição de produtos de crédito, oferecendo soluções financeiras inovadoras para o financiamento do sector produtivo e do microcrédito.