O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) tem em marcha um plano de melhoria do crédito que contempla várias medidas, entre as quais uma melhor segmentação dos clientes, a criação de uma plataforma tecnológica para a melhor gestão do crédito e os limites de financiamento ajustados.
Este ano o BDA realizou 300 operações de crédito no valor global de 174 mil milhões de Kwanzas e tem segundo o seu PCE, Henda Inglês, encontrado alguns constrangimentos verificados no processo de crédito que concorrem para a não concessão de financiamentos.
O PCE que falava em Luanda, durante um encontro de esclarecimento sobre o procedimento de análise e aprovação de créditos com empresários de vários segmentos do Banco, afiançou que o BDA vai criar novas medidas que vão classificar as empresas em micro, pequenas e médias e com limites de financiamento ajustados.
“Este ano o BDA realizou 300 operações de crédito no valor global de 174 mil milhões de Kwanzas”
No encontro que reuniu presencialmente 53 promotores que submeteram projectos ao BDA e que aguardam resposta, Henda Inglês, asseverou que com objectivo de acelerar o processo de crédito, está a ser implementado um plano de melhoria do crédito que contempla várias medidas, entre as quais uma melhor segmentação dos clientes, a criação de uma plataforma tecnológica para a melhor gestão do crédito, criação de call centers do Banco e a criação de agências regionais.
Para o responsável, a falta de garantias reais para efeitos de hipoteca, a capacidade financeira e de endividamento dos promotores face aos valores que solicitam fazem parte da lista dos principais constrangimentos no processo de crédito.
“Os clientes remetem solicitações de financiamento muito acima da sua capacidade financeira e não têm condições de comparticipar nos projectos, o crédito irregular na Central de Risco do BNA e também o desfasamento entre a experiência e o conhecimento dos promotores face à dimensão, natureza e complexidade dos projectos a realizar, porquanto muitos promotores não têm historial ou experiência para implementarem iniciativas empresariais complexas”, acrescenta o PCE.
Este ano o BDA realizou 300 operações de crédito no valor global de 174 mil milhões de Kwanzas, mas tem segundo o seu PCE encontrado alguns constrangimentos verificados no processo de crédito que concorrem para a não concessão de financiamentos.