Trata-se de um empréstimo cumulativos de 139,68 milhões de euros à Costa do Marfim para a implementação do projecto de melhoria das competências, do empreendedorismo e do emprego dos Jovens. Mais de 8.700 jovens, 50% dos quais mulheres, serão formados e reintegrados em cinco sectores com elevado potencial de crescimento no país.
POC NOTÍCIAS | ANA ATALMIRA | geral@pocnoticias.ao
O Banco Africano de Desenvolvimento concede 126,32 milhões de euros e a vertente de empréstimos concessionais do Grupo Banco 13,36 milhões de euros para ajudar a definir perfis de acordo com as necessidades de emprego, com o objectivo de aumentar a taxa de integração socioprofissional dos jovens.
O objectivo do projecto é apoiar os jovens da Costa do Marfim na criação de empresas viáveis, estimular o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas (MPME), em particular, e do sector privado, em geral, para aumentar o emprego.
“A aprovação deste projecto representa um passo importante na implementação da iniciativa do Banco de Investimento no Empreendedorismo dos Jovens (YEIB), que visa reduzir o desemprego dos jovens através do empreendedorismo. O Banco trabalhará em colaboração com as autoridades da Costa do Marfim e com os principais intervenientes para implementar a iniciativa YEIB na Costa do Marfim”, afirmou Ahmed Attout, director do departamento de desenvolvimento do sector financeiro do Banco Africano de Desenvolvimento.
“O financiamento do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento ajudará a Costa do Marfim a enfrentar os desafios do emprego jovem, dotando os jovens das competências necessárias para o sector privado produtivo. O projecto que acaba de ser aprovado irá apoiar os jovens da Costa do Marfim no seu percurso empresarial ou na sua integração socioprofissional, através de investimentos orientados para o desenvolvimento de competências, a empregabilidade, o empreendedorismo, incluindo o acesso a serviços financeiros e não financeiros, o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas e o sector privado em geral”, afirmou Joseph Ribeiro, diretor-geral adjunto do Banco Africano de Desenvolvimento para a África Ocidental.
Mais de 8.700 jovens, 50% dos quais mulheres, serão formados e reintegrados em cinco sectores com elevado potencial de crescimento e de criação de emprego, como o da energias renováveis, economia digital, agroindústria, economia azul e indústria têxtil e do vestuário.
Este projeto facilitará a criação do Banco de Investimento para o Empreendedorismo dos Jovens da Costa do Marfim (YEIB) para aumentar o acesso ao financiamento das PME e prestar apoio aos intervenientes no ecossistema empresarial. O YEIB apoiará os jovens empresários através de serviços de assistência técnica, de financiamento de acções e quase-capital e da prestação de garantias para incentivar os bancos locais a concederem mais empréstimos aos jovens.
No setor da agroindústria, em particular, o projecto basear-se-á nos ensinamentos e nas boas práticas de projectos semelhantes realizados pelo Banco e por parceiros técnicos e financeiros, a fim de ampliar a bem sucedida fase-piloto da iniciativa Enable Youth na Costa do Marfim e noutros países.
Por último, em parceria com o Porto Autónomo de Abidjan, o centro nacional de formação de oficiais de mestrança e marinhagem portuária será renovado e equipado com instalações técnicas avançadas, incluindo um simulador de manobras portuárias, a fim de o tornar um centro regional alinhado com as normas internacionais.
No total, prevê-se que o projecto crie 43.216 empregos directos e 153.094 empregos indirectos até 2030, com um objectivo de 50% para as mulheres. Além disso, financiará a formação, incluindo a formação no local de trabalho, de mais de 214 professores-formadores e prestará apoio multifacetado a uma dúzia de organizações de apoio ao empreendedorismo, com vista a reforçar o ecossistema.