O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, destacou hoje, durante o encontro com o presidente angolano João Lourenço, o compromisso dos EUA em apoiar o desenvolvimento das comunidades situadas ao longo do Corredor do Lobito, uma das principais vias de transporte e logística da África Austral.
POC NOTÍCIAS | ANA ATALMIRA | geral@pocnoticias.ao
O Corredor do Lobito, que se estende de Luanda até a República Democrática do Congo, tem um papel estratégico no comércio e na conectividade regional. O apoio dos EUA, segundo Biden, será direccionado para melhorar as condições de vida das populações locais, além de impulsionar o desenvolvimento económico da região. A iniciativa inclui parcerias com empresas americanas para promover investimentos sustentáveis e fomentar a criação de empregos.
Este gesto faz parte de uma série de acções para aprofundar a parceria entre os Estados Unidos e os países africanos, com foco na estabilidade económica e na promoção de uma agenda de segurança regional. Biden também reiterou o apoio dos EUA à integração regional e ao fortalecimento das instituições democráticas em Angola e na África em geral.