O Banco Africano de Desenvolvimento aprovou um empréstimo de 100 milhões de dólares para aumentar o acesso ao financiamento das pequenas e médias empresas lideradas por jovens e mulheres, no âmbito da iniciativa do Banco de Investimento no Empreendedorismo dos Jovens da Nigéria (YEIB).
O YEIB da Nigéria é uma instituição pioneira concebida para fomentar o crescimento económico e a criação de emprego no país, actuando como âncora e agregador do ecossistema, reunindo as partes interessadas financeiras e não financeiras relevantes para colaborar de forma mais eficaz no apoio aos jovens empresários.
O Banco está a liderar a coordenação entre os principais investidores-âncora e parceiros do YEIB da Nigéria, incluindo o Governo Federal da Nigéria, através do Ministério das Finanças Incorporado, a Autoridade de Investimento Soberano da Nigéria (NSIA) e o Banco de Desenvolvimento da Nigéria (DBN). O investimento de 100 milhões de dólares do Grupo Banco será reforçado por mais 25 milhões de dólares do DBN e 5 milhões de dólares da NSIA.
O projecto tem dois pilares principais: a criação da Companhia de Administração do Invesimento da YEIB, para supervisionar três veículos de finalidade especial – um Fundo de Investimento em Acções (FEI), um Fundo de Desenvolvimento do Ecossistema (FDE) e um Mecanismo de Garantia de Crédito (CGF) – e a criação destes veículos para apoiar empresas lideradas por jovens e mulheres. O FEI investirá em startups e empresas de elevado crescimento, enquanto o FED concederá subvenções a prestadores de serviços de desenvolvimento empresarial e subvenções reembolsáveis a empresas lideradas por jovens. O FCG oferecerá uma redução do risco para melhorar o acesso ao crédito por parte das PME, gerido pela filial do Banco de Desenvolvimento da Nigéria, a Impact Credit Guarantee Limited.
Ao reduzir os riscos para os jovens empresários e ao promover o talento, a iniciativa YEIB do Banco visa fornecer o capital de longo prazo e o apoio do ecossistema necessários para transformar ideias em empresas sustentáveis, oferecendo uma solução sustentável para a crise do desemprego juvenil em África.
O projecto YEIB da Nigéria visa criar mais de 161 mil postos de trabalho diretos, 40% dos quais serão destinados a mulheres, e 1,4 milhões de postos de trabalho indiretos, 35% dos quais serão atribuídos a mulheres. Apoiará também mais de 38 mil empresas lideradas por jovens através de serviços financeiros e mais 38 mil através de serviços não financeiros, sendo que pelo menos 40% dos beneficiários serão mulheres.