Terá início hoje, 26 de Agosto, na Administração da Bibala, Namibe, a formação de Formadores Mestres na metodologia da Escola de Campo, uma iniciativa promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário [IDA], em colaboração com o Programa FRESAN, uma iniciativa do Governo de Angola, financiada pela União Europeia, co-gerida e co-financiada pelo Camões,
A formação, que decorrerá no Centro Agro-ecológico da Bibala ao longo de quatro meses, de 26 de Agosto a 29 de Novembro, visa reforçar a capacidade dos técnicos dos Departamentos Provinciais do IDA nas províncias do Cunene, Huíla e Namibe, segundo um comunicado enviado à redação do POC Notícias.
“Serão capacitados 30 técnicos, incluindo representantes do IDA, dos Gabinetes Provinciais da Agricultura e Supervisores Municipais de ADECOS, como Formadores Mestres na metodologia da Escola de Campo. Esta iniciativa tem como objectivo principal optimizar a extensão rural na região, assegurando que cada província envolvida tenha um ponto focal capacitado nesta metodologia”, lê-se no mesmo comunicado.
Além de fortalecer as capacidades técnicas, a formação pretende promover a disseminação da metodologia da Escola de Campo com o apoio de actores comunitários, contribuindo para o avanço das práticas agrícolas sustentáveis e para o desenvolvimento rural de Angola.
O comunicado refere ainda que “As Escolas de Campo, ao integrarem práticas de inovação agrícola e desenvolvimento comunitário, desempenham um papel crucial na transformação dos sistemas alimentares, no empoderamento social e no crescimento económico das comunidades rurais. Estes espaços são especialmente importantes para grupos vulneráveis, como pequenos agricultores e mulheres rurais, que enfrentam desafios significativos no acesso a recursos e serviços”.