No final do segundo trimestre do ano foram registados a existência de 1.168 postos de abastecimento, dos quais 896 em estado operacional, segundo dados mais recentes apresentados na quarta-feira, 31 de Julho, no Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), em Luanda.
Os dados apresentados no encontro de balanço das actividades do sector dos derivados do petróleo, referem que a Sonagol liderá a lista com 329 postos de abastecimento, segue-se a Pumangol com 82, Sonagalp com 60, Total Energies Marketing Angola surge com 50, a Etu Energias com 3 e com 372 a empresa Bandeira Branca – Agentes Privados.
Segundo o Director-Geral Adjunto do IRDP, António Feijó, em termos de quota de mercado em volume de vendas, a Sonangol Distribuição e Comercialização mantém a liderança com 62,3%, seguida da Pumangol em 21,9%, a Sonangalp com7,2%, a Total Energies Marketing Angola com 6,6% e a Eu Energias com 1,7%.
No segmento lubrificantes, até ao fecho do trimestre, o registo foi de um volume de cerca de 9.522 TM comercializados no mercado interno, pelas principais empresas, representando um aumento de aproximadamente 19% em relação ao trimestre anterior. “Do volume total comercializado acima descrito, 2.334 TM teve como origem a produção nacional, correspondentes a 25% e o restante 7.188 TM proveniente de importação, o que correspondeu a 75%”, disse o Director-Geral Adjunto do IRDP.