Depois de apresentado em Maio passado em Portugal, chegou agora o momento de Angola receber o Barca-Velha 2015. Pronto a ser saboreado pelos apreciadores de grandes vinhos, Barca-Velha 2015 está disponível para venda desde o início deste mês.
Barca-Velha é fruto de uma visão audaciosa concebida por Fernando Nicolau de Almeida nas raízes da história do Douro. Idealizado nos anos 40 do século XX, cada lançamento é o testemunho do cuidado dedicado à sua elaboração e à arte de saber esperar. Desde a seleção exímia das castas que o compõem, o tempo de estágio que atesta a sua singularidade, até à decisão enológica de o declarar, que apenas acontece em anos verdadeiramente excecionais. Após 21 colheitas, é chegado o momento de conhecer a mais recente expressão do vinho mais icónico do Douro: o Barca-Velha 2015.
Graciosidade, carácter e persistência são alguns dos adjetivos que o enólogo Luís de Sottomayor, que coordena a equipa de enologia da Casa Ferreirinha desde 2007, utiliza para descrever o vinho que provou ter um potencial de guarda extraordinário. “O Barca-Velha 2015 revela uma maturação primorosa, combinando a excelência dos seus antecessores – uma estrutura forte que ecoa a grandiosidade do Barca-Velha 2011, e uma acidez vibrante e elegância que evocam o caráter distintivo do Barca-Velha 2008”, garante o enólogo. Depois de 9 anos de estágio, Barca-Velha 2015 está pronto para ser conhecido pelo mundo, prometendo alcançar o seu apogeu até 25 anos após a sua colheita. Afinal, a este vinho esperam-lhe muitos anos de qualidade notável!
Para Fernando da Cunha Guedes, Presidente da Sogrape, “Quando se trata de lançar um vinho tão emblemático, a sensação é sempre de um misto de grande alegria e enorme responsabilidade. Sabendo que para esta declaração são necessárias uma série de circunstâncias realmente especiais, e que tal magia não acontece quando o homem quer, mas sim quando a natureza o permite, o lançamento de uma nova colheita de Barca-Velha é, efetivamente, um momento único – para a Sogrape, para o setor vitivinícola, e para os consumidores que ansiosamente aguardam a oportunidade de provar o vinho”.
Edgar Sousa, director geral da VINUS, recebeu esta edição e a sua vinda para Angola como uma mais-valia, que ajudará a empresa a distinguir-se pela positiva no mercado. “Ter uma nova edição de Barca Velha para os clientes angolanos é algo que nos enche de satisfação e de entusiasmo, porque o peso que o mercado angolano tem nas vendas globais do grupo e a forma como os clientes connosco têm trabalhado são absolutamente merecedores desta nossa atitude. Temos de continuar a trazer para Angola o que de melhor têm os vinhos portugueses. Foi exactamente o que fizemos com esta belíssima edição de 2015 do Barca Velha”, sublinha.