Chegou o momento de Angola receber o Barca-Velha 2015. Pronto a ser saboreado pelos apreciadores de grandes vinhos, a colheita 2015 de Barca-Velha foi ontem conhecida na 2ª Gala Casa Ferreirinha Awards, a iniciativa da marca que reconhece os clientes e parceiros estratégicos do mercado angolano.
A VINUS realizou ontem a 2ª Gala Casa Ferreirinha Awards, onde dezenas de personalidades da vida económica e social do país tiveram a oportunidade de conhecer a mais recente colheita do prestigiado vinho do Douro. Idealizado nos anos 50, do século XX, cada lançamento de Barca-Velha é o testemunho do cuidado dedicado à sua elaboração e à arte de saber esperar e, após 21 colheitas, chegou o momento de Angola conhecer a sua a mais recente expressão: o Barca-Velha 2015.
Graciosidade, carácter e persistência são alguns dos adjetivos que o enólogo Luís de Sottomayor, que dirige a equipa de enologia da Casa Ferreirinha, desde 2007, utiliza para descrever o vinho que apresenta um potencial de guarda extraordinário. “O Barca-Velha 2015 revela uma maturação primorosa, combinando a excelência dos seus antecessores – uma estrutura forte que ecoa a grandiosidade do Barca-Velha 2011, e uma acidez vibrante e elegância que evocam o caráter distintivo do Barca-Velha 2008”, garante o enólogo. Depois de nove anos de estágio, Barca-Velha 2015 está pronto para ser conhecido pelo mundo e esperam-lhe muitos anos de qualidade notável.
Para Fernando da Cunha Guedes, Presidente da Sogrape, “Quando se trata de lançar um vinho tão emblemático, a sensação é sempre de um misto de grande alegria e enorme responsabilidade. Sabendo que para esta declaração são necessárias uma série de circunstâncias realmente especiais, e que tal magia não acontece quando o homem quer, mas sim quando a natureza o permite, o lançamento de uma nova colheita de Barca-Velha é, efetivamente, um momento único – para a Sogrape, para o setor vitivinícola, e para os consumidores que ansiosamente aguardam a oportunidade de provar o vinho”.
No Restaurante Alma, em Talatona, a 2ª Gala Casa Ferreirinha Awards reconheceu, uma vez mais, a importância do mercado angolano para um portefólio que inclui o icónico Barca-Velha. Comprometida a reforçar o posicionamento premium da marca, desde a sua primeira edição em abril de 2022, a iniciativa deste ano premeia as seguintes empresas: Maxi, como Parceiro do Ano e a Mano, com o Prémio Revelação. Com o prémio Leda foram distinguidas a TIS, a Garrafeira do Patriota e o restaurante Tia Maria. Ao Shoprite foi atribuído o Prémio Retalho, ao Grupo Carrinho foi atribuído o prémio de distribuidor oficial, à Nahier o Prémio Grosso e ao restaurante Coconuts o Prémio On Trade.
Neste evento exclusivo, de reconhecimento público dos melhores clientes e parceiros da marca em Angola, foi servido um menu degustação sob a batuta do Chef Carlos Bezerra, harmonizado, como não poderia deixar de ser, com uma seleção dos vinhos Casa Ferreirinha.