O Governo liderado por João Lourenço, anunciou hoje, 2 de Julho, que o investimento estimado para a construção do Metro de Superfície de Luanda (MSL) é de 1,9 mil milhões de dólares, mas não avançou datas para o início do projecto.
Segundo o secretário de Estado dos Transportes Terrestres de Angola, Jorge Bengue, a construção do Metro de Superfície de Luanda (MSL), cuja primeira fase compreende 60 quilómetros no traçado Avenida Fidel de Castro Zona Verde Sequele e o Ramal ZEE/Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, faz parte do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027.
O governante, que apresentou hoje o Programa de Expansão e Modernização do Sector dos Transportes e Logística de Angola, referiu que o MSL, que deve fazer parte da rede de transportes públicos integrada, compreende um total de 149 quilómetros.
O consórcio Siemens Mobility e Empresas de Construção Civil serão os empreiteiros desta obra, cuja data para o arranque não foi avançada pelo responsável.
Jorge Bengue, que falava no âmbito do espaço “Comunicar Por Angola”, iniciativa do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, deu conta de que estão já em fase final estudos para a construção do MSL.
“Foi definido um traçado prioritário, este é o traçado sobre o qual incidiram os últimos estudos, do ponto de vista de detalhes técnicos, para arrancar já existem autorizações, há um esforço à volta de 1,9 mil milhões de dólares, são as projeções que o estudo aponta do ponto de vista da estimativa de custos”, referiu.
Recorde-se que em 2023, o executivo angolano tinha avançado que o arranque das obras do Metro de Superfície de Luanda, estavam avaliadas inicialmente em três mil milhões de dólares, estava previsto para 2022 sob responsabilidade da construtora alemã Siemens, que assinou, em Fevereiro de 2021, o Memorando de Entendimento com o Ministério dos Transportes.
Na altura do anúncio da empreitada, se fez menção que a linha do metro seria de 149 quilómetros, cobrindo os eixos do Porto de Luanda-Cacuaco, Avenida Fidel Castro Ruz-Benfica, Porto de Luanda-Largo da Independência e Cidade do Kilamba-Largo da Independência.