Um estudo revela que boa parte dos vendedores dos mercados em Luanda usam o BAI Directo para a realização de transacções online. Ou seja 40% dos vendedores dos mercados informais usa o BAI Directo e o BFA App 36%.
De acordo com um estudo do Conselho Nacional de Estabilidade Financeira, estes são os aplicativos mais utilizados para a realização de transacções online e aponta também o estudo que 28% dos comerciantes gostariam de vender os seus produtos online.
O estudo diz que a taxa de bancarização nos mercados informais de Luanda é de apenas 36% e que apenas 35% dos inquiridos têm acesso à internet e o telemóvel 84% é a principal ferramenta de acesso, sendo que 95% dos comerciantes não efectuam transacções online e dos que efectuam operações online, 31% fazem transferências, 18% compram produtos e 13% realizam pagamentos.
Método de pagamento
Na realização de transacções comerciais, a utilização de dinheiro físico representa 88,2% das operações de pagamento, a utilização do TPA corresponde a 1,2% do total das operações e cerca de 80% dos comerciantes gostariam de disponibilizar aos seus clientes esse método de pagamento.
O estudo refere que a inclusão financeira é globalmente reconhecida como um factor potenciador do desenvolvimento económico dos países, com um impacto social profundo. Nessa perspectiva, é prioritária a elaboração de uma estratégia nacional de inclusão financeira, em conformidade com as particularidades da conjuntura nacional.
Este estudo foi realizado nos principais mercados informais de Luanda, isto é, Asa Branca, Kikolo 1 e 2, Congolenses, Catinton e Mercado do Trinta.