POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O prémio da AFAWA reconhece as realizações notáveis das instituições financeiras no sentido de colmatar a lacuna de 49 mil milhões de dólares no acesso das mulheres africanas ao financiamento. Conhecido como Centenary Bank, em promover o acesso das mulheres ao financiamento, como o seu produto financeiro “Cente Supawoman”, o banco oferece empréstimos até 1.300 dólares sem necessidade de garantias.
_______________________
Um banco comercial sediado em Kampala, com um “foco de missão crítica” no fornecimento de serviços financeiros a mulheres empresárias vulneráveis, foi nomeado o ‘Banco do Ano AFAWA’ nos African Banker Awards.
O Centenary Rural and Development Bank, recebeu a honra, nomeada em homenagem à iniciativa de Ação Financeira Afirmativa para as Mulheres em África (AFAWA), do Banco Africano de Desenvolvimento, na cerimónia de entrega de prémios realizada durante os Encontros Anuais do Banco Africano de Desenvolvimento, em Nairobi, no Quénia.
Os African Banker Awards celebram a excelência e as melhores práticas no sector bancário e financeiro africano. O prémio de ‘Banco do Ano AFAWA’ reconhece o empenho deste banco, popularmente conhecido como Centenary Bank, em promover o acesso das mulheres ao financiamento, como o seu produto financeiro “Cente Supawoman”, que oferece empréstimos até 1.300 dólares sem necessidade de garantias.
“O nosso produto Supawoman diz respeito às mulheres desfavorecidas que estão a lutar para fazer crescer o seu negócio. A vendedora à beira da estrada, os vendedores ambulantes, os retalhistas, as vendedoras do mercado”, exemplificou Michael JJingo, Diretor-Geral dos Serviços Comerciais do Banco, após receber o troféu.
“Se lhes for dada uma oportunidade de inclusão financeira e de acessibilidade aos serviços financeiros, esta mulher pode fazer milagres”
O prémio de ‘Banco do Ano AFAWA’ reconhece as instituições financeiras que contribuem para colmatar o défice de financiamento de 49 mil milhões de dólares entre homens e mulheres em África, em particular através do mecanismo Garantia para o Crescimento da AFAWA. A AFAWA, com o seu mecanismo Garantia para o Crescimento como pedra angular, procura desbloquear 5 mil milhões de dólares no acesso ao financiamento para 30 mil empresas detidas e lideradas por mulheres através de instituições financeiras.
“Pelo segundo ano consecutivo, o Prémio ‘Banco do Ano AFAWA’ é atribuído ao banco que incorporou de forma impactante o desenvolvimento e o crescimento de pequenas e médias empresas lideradas por mulheres como parte da sua estratégia [de pequenas e médias empresas]”, afirmou a Beth Dunford, Vice-Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento para a Agricultura e Desenvolvimento Humano e Social.
Ao anunciar o prémio de ‘Banco do Ano AFAWA’, a Dra. Dunford disse também que, para além dos serviços financeiros “Cente SupaWoman” adaptados às necessidades das mulheres empresárias, o Banco Centenário também registou um crescimento de 23% nas empresas detidas e lideradas por mulheres nas suas carteiras de 2020 a 2023. O Centenary Bank aderiu ao programa Garantia para o Crescimento, da AFAWA, como instituição financeira parceira no início do programa.
Recorde-se que a AFAWA é apoiada por vários parceiros de desenvolvimento, incluindo alguns países do G7 (França, Canadá, Itália, Alemanha e Comissão Europeia), os Países Baixos, a Suécia e a Iniciativa de Financiamento do Empreendedorismo Feminino (We-Fi) do Grupo Banco Mundial.