POC NOTÍCIAS | Valdimiro Diogo | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Organização afirma ter a ambição de levar a competição para outras províncias, mas que depende da existência de infraestruturas adequadas que possam suportar eventos desta envergadura. Este ano participam 312 atletas distribuídos por 52 equipas.
______________________
A edição de 2024 do THE PADEL CUP UNITEL BFA – Campeonato Nacional de Padel Empresas já é um dos maiores eventos desportivos nacionais, com uma participação recorde de 312 atletas e 52 equipas, o que reflecte um aumento notável. As esquipas femininas são 16, contra 11 no ano passado e os masculinos estão na sua capacidade máxima com 36 equipas. Este aumento da participação reflecte maior diversidade dentro da comunidade desportiva, um crescente prestígio do campeonato e uma adesão massiva da comunidade empresarial.
O torneio começou com a primeira etapa de apuramento, onde a competição intensa definiu o tom para a qualidade e emoção esperadas nas etapas subsequentes. Até o momento, foram disputados 194 jogos, acumulando mais de 55 horas de competição, com projecções indicando que o total de jogos deste ano pode ultrapassar os 900 – um aumento significativo em relação aos 752 jogos do ano passado.
“Além dum evento desportivo o padel é uma plataforma de networking empresarial que combina eficazmente a promoção e bem-estar corporativo com as relações empresariais e a partilha de conhecimento” refere Tomás Fonseca, da Adigeste responsável pela organização do torneio. “Parcerias e patrocínios com marcas nacionais, como UNITEL, BFA e uma série de outras entidades distintas, sublinham o valor estratégico deste evento nos negócios e no envolvimento comunitário.”
Questionado sobre a expansão da competição nas restantes províncias, Tomás Fonseca respondeu ao POC Notícias, que “por enquanto, todos os jogos são realizados em Luanda. A ideia de levar a competição para outras províncias é uma ambição, mas depende da existência de infraestruturas adequadas para suportar eventos desta envergadura”.
“Sendo uma competição amadora, não haverá prêmios monetários. A natureza amadora da competição não justifica a atribuição de prêmios em dinheiro, para não desvirtuar o propósito do evento. O foco está na participação e no espírito desportivo e elevar o networking das empresas e consequentemente promover parcerias de negócios, crescimento e desenvolvimento de projectos”, disse quando questionados sobre os prêmios dos vencedores.