POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A primeira fábrica de lentes oftálmicas na África Central e nos PALOP foi inaugurada em Viana, Luanda, num investimento superior a oito mil milhões de kwanzas por parte da Oftalmed, com apoio e financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola. A unidade de produção, com 1.800 metros quadrados, está equipada com a mais recente tecnologia e instrumentos utilizados na produção de lentes oftálmicas.
______________________
A Oftalmed assegura a partir de agora a produção de lentes oftálmicas para o mercado angolano, e em breve para os países da África Central e PALOP, colocando Angola na linha da frente do desenvolvimento tecnológico com potencial de exportação. O arranque para o mercado está previsto acontecer já em Janeiro de 2024.
A unidade de produção conta com quadros altamente qualificados e tecnologia de ponta, alinhada com os mais elevados standards internacionais para a indústria de dispositivos médicos. Tem uma capacidade de produção de mais de 1.000 lentes por dia – com uma linha de produção –, estando prevista a instalação de uma segunda linha de montagem, que permitirá assegurar a produção de mais de 2.000 lentes por dia.
A fábrica inclui um laboratório de corte e montagem de todo o tipo de lentes oftálmicas em óculos, designadamente em armações, óculos de sol, para desporto e de protecção laboral, entre outros.
Até ao final do primeiro ano de actividade a fábrica conta com 50 colaboradores. Numa segunda fase, e até ao terceiro ano de exploração, serão criados 100 postos de trabalho adicionais. Aos quadros superiores é assegurada uma formação intensiva no estrangeiro, designadamente na Alemanha e no Brasil, e à restante equipa é dada formação pelas empresas parceiras e por formadores internos certificados para o efeito, assegurando a transmissão de conhecimento especializado para operar com os equipamentos de alta tecnologia e precisão.
A instalação da primeira fábrica de lentes oftálmicas em Angola será um potenciador da actividade do sector da óptica, prevendo-se um crescimento do mesmo e uma capacidade para criar mais de dois mil postos de trabalho indirectos.
“A inauguração desta fábrica é um marco muito importante, não só no percurso da Oftalmed, mas também na própria história de Angola, que tem agora a única unidade de produção de lentes oftálmicas de toda a África Central e PALOP. Trata-se de um investimento pioneiro, que permite colmatar esta lacuna no mercado africano, na área da saúde visual, e de um importante contributo para a diversificação da economia, assente em projectos de base tecnológica e digital ligados à saúde”, afirma Amyn Habib, Administrador da Oftalmed.
“A Oftalmed garante o fornecimento de produtos de excelência em prazos imbatíveis e qualidade garantida, através de um processo de alta precisão, e com o mínimo tempo de produção”, sublinha Amyn Habib, acrescentando tratar-se de lentes “ajustadas aos hábitos e necessidades de visualização de cada pessoa, utilizando a mais recente tecnologia Freeform – são lentes adaptadas a cada prescrição”.
Na fábrica, serão produzidas lentes da marca Oftalens, desde monofocais, lentes de trabalho, lentes progressivas, lentes com reforço de perto e lentes de fabrico (ou lentes personalizadas). As lentes terão tratamento anti-risco, anti-reflexo, luz azul, coloração, e lentes fotocromáticas.
“Produzimos lentes orgânicas, que podem ser extra finas e leves, com diversos tratamentos de acordo com a necessidade dos nossos clientes. São lentes optimizadas para o trabalho ou para o lazer, para conduzir ou para fazer desporto”, explica o Administrador.