POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A TIS TECH – empresa angolana de tecnologia, comprometeu-se com o desenvolvimento tecnológico, com a educação e com a valorização de talentos nas universidades, durante o 7º concurso angolano universitário de programação (AOCPC), realizado em Luanda.
_________________________
“Temos um compromisso sério com o desenvolvimento tecnológico de Angola e queremos mostrar o nosso apoio na identificação e promoção de talentos nas universidades. Estou ansioso por ver o talento tecnológico emergente, que vai sobressair neste concurso”, disse Willian Oliveira, CEO e fundador da TIS TECH, durante o 7º Concurso Angolano Universitário de Programação (AOCPC), que se realizou durante dois dias (21 e 22) de Setembro), no Instituto Superior de Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).
“Acredito profundamente que eventos como o AOCPC são decisivos para impulsionar a inovação e o progresso tecnológico no país, ao mesmo tempo que se dá oportunidade a jovens talentos de mostrarem as suas competências e brilharem perante decisores e influenciadores do sector da tecnologia.”
O concurso internacional conou com equipas de três estudantes e um treinador da mesma instituição de ensino superior que compiram em diferentes níveis, nomeadamente, concursos locais (AOCPC) regionais (ACPC) e a final mundial (ICPC). O concurso atraiu equipas de inúmeras instituições de ensino superior em todo o mundo, reunindo estudantes e professores de todo o país que partilhara experiências, culturas e conhecimentos.
Nesta edição, o concurso contou com a participação de 35 equipas representando 25 instituições de ensino superior angolanas. Durante a competição, as equipas utilizara computadores com sistema operativo GNU/Linux e outras ferramentas livres para resolver problemas complexos de programação em 4 a 5 horas. As linguagens de programação permitidas incluiram C, C++, Python, Java e Kotlin.