POC NOTÍCIAS | Edno Fortunato | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
_________________________________________________
_______________________________________________
Luanda – A Argentina manifestou o interesse em reforçar o investimento e trocas comerciais com Angola, tendo iniciado nesta quinta-feira, 22 de Junho, uma missão empresarial com 22 empresas de diversos sectores para estabelecer parcerias com companhias nacionais.
O interesse de investimento recai nomeadamente para a agricultura, alimentação, energia, veterinária, indústria farmacêutica e serviços. Em Angola, estão já implantadas duas empresas argentinas, uma fábrica de produção de bolachas e uma empresa de serviços associados ao sector petrolífero.
Segundo o subsecretário para as Negociações Económicas Multilaterais e Bilaterais da Argentina, as trocas comerciais entre os dois países atingem cerca de 200 milhões de dólares anuais em média, ainda aquém do seu potencial.
“O investimento é a finalização de um processo. Nós temos duas empresas que têm investimento aqui em Angola, mas temos muitas outras que fazem transações comerciais, podem começar com importações e exportações e depois fazer os investimentos”
O presidente da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), Lello Francisco, enfatizou a importância da missão com empresários que actuam nos sectores considerados prioritários para o governo angolano o que considerou uma “expressão de interesse crescente dos empresários argentinos pelo mercado angolano”.