POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
“Há oportunidade de produzir para o mercado local e para exportação, nomeadamente para os países da África Austral, com quem Angola tem tratados que facilitam o comércio. O mercado interno angolano e os mercados limítrofes têm taxas de crescimento muito elevadas, impulsionadas pelo crescimento demográfico. Cabe-nos fazer parte desse movimento, aproveitando o potencial agrícola e as matérias-primas locais para a sua transformação com know-how português. Se não formos lá nós, outros irão certamente”, alertou o presidente da comissão executiva do Banco Caixa Geral Angola (BCGA), João Plácido Pires, durante o Fórum Económico Portugal – Angola.
Durante o Fórum, João Plácido Pires citou as oportunidades em sectores como o agroalimentar, as rochas ornamentais ou os têxteis, assegurando que “têm níveis de rentabilidade que mais do que compensam o risco de produzir fora de Portugal”.
O PCE do BCGA, finalizou que, produzindo em Angola para a exportação, os investidores portugueses “têm aberta a possibilidade de se financiar localmente e de aceder ao mercado cambial”.