POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR | Fonte: PUBLICO
Clientes podem conversar com os funcionários sem terem que se preocupar com a fila de espera. Conceito surgiu pela primeira vez em 2019 e já está espalhado por 123 caixas de supermercado do país.
A cadeia de supermercados Jumbo, nos Países Baixos, criou uma “caixa lenta” destinada a todas as pessoas que gostam de falar, inclusive quando estão às compras.
O conceito de Kletskassa (“caixa para conversar”, numa tradução livre) existe desde 2019, mas o sucesso foi tanto que, neste momento, já existem 123 supermercado do país. Segundo a directora comercial da empresa, o objectivo é chegar às 200.
“As nossas lojas são um ponto de encontro importante para muitas pessoas e queremos desempenhar um papel na identificação e redução da solidão. É um gesto pequeno, mas muito valioso, principalmente num mundo que se está a digitalizar e acelerar”, afirmou Colette Cloosterman-van Eerd, citada pelo site Unilad.
No entanto, e para evitar chatices de quem tem pressa, cada caixa tem uma indicação a explicar que, além de pagar as compras, é também um espaço para o cliente pôr a conversa em dia com o funcionário.
Segundo a empresa, o conceito tem sido bem recebido por todos os clientes e trabalhadores, que também parecem gostar dos turnos nas “caixas lentas”. “Os nossos funcionários conhecem os clientes e vêem-nos regularmente. Ao abrir uma caixa destas, podemos oferecer alguma conversa, um momento de contacto pessoal”, declarou ao El País.
As caixas estão presentes nos supermercados Jumbo das localidades onde a população é mais envelhecida, e têm ainda um espaço para os clientes que se sentem sozinhos tomarem café e desfrutarem da companhia de outras pessoas.