POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Luanda – A Paratus Angola anunciou hoje, 16 de janeiro, que os seus Data Centers em Luanda, receberam as certificações ISO 9001, ISO 27001, e PCI-DSS. A notícia chega poucos meses após o Data Center da Paratus Zâmbia ter recebido as mesmas homologações internacionais.
Fundada em 2003, como ITA, a Paratus Angola fornece soluções integradas de telecomunicações e TI para o sector empresarial no país. Em 2019, ratificou o seu objectivo de internacionalização da sua oferta de serviços com a inauguração do segundo Data Center.
Instalados dentro do seu Campus, os seus dois Data Centers contam com uma capacidade para mais de 8.500 servidores, redundância tripla de conectividade em fibra, micro-ondas e satélite, refrigeração eficiente com contentores de contenção térmicos e CRACs, capacidade energética de 2 Megawatt, ligação com todos os grandes operadores de serviços de telecomunicações e, principalmente, segurança, monitorização e suporte local com equipas especializadas 24×7.
Para o Director Geral da Paratus Angola, Francisco Pinto Leite, a obtenção destas certificações demonstra o compromisso assumido pela Paratus na prestação de serviços da mais alta qualidade, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
“Procuramos continuamente melhorar os nossos serviços. Recebemos as aprovações das inspecções internacionais e podemos, portanto, garantir aos nossos clientes que somos os parceiros ideais para implementar as suas estratégias de transformação digital local e internacionalmente”, afirmou Francisco Pinto Leite.
Em termos gerais, as certificações ISO são selos de garantia atribuídos pela International Organization for Standardization (ISO) que validam o cumprimento pelas instituições das rígidas normas internacionais em todos os seus processos e práticas. Para o Paratus Angola, a aquisição das certificações ISO 9001, ISO/IEC 27001, e PCI-DSS confirma o alto nível de desempenho e o cumprimento de todos os critérios que um Data Center de classe mundial deve proporcionar.
Embora a Paratus cumpra com a Lei de Protecção de Dados vigente em Angola, ao receber a certificação ISO/IEC 27001, assegura aos seus clientes que as suas informações e dados estão totalmente seguros e protegidos dentro dos Data Centers ao cumprir com os requisitos internacionais. A certificação ISO/IEC 27001 trata-se da norma mais reconhecida internacionalmente e a mais rigorosas em termos de segurança da informação e tem como objetivo a proteção das informações dos clientes contra violações de dados, acesso não autorizado, e outras ameaças à segurança de dados.
Quanto aos aspectos físicos, a Paratus Angola também recebeu a certificação PCI Data Security Standard v3.2.1 a qual cobre todos os aspectos de segurança física dos Data Centers. Esta certificação tem uma alta relevância, principalmente, para o sector financeiro, uma vez que todas elas são obrigadas a armazenar, processar e transmitir pagamentos através de uma instituição em conformidade com o PCI.