POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Luanda – Os estudantes do curso de Economia do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) venceram recentemente a 1.ª Edição Do Prémio ARC de Promoção da Concorrência.
O prémio da Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC) é um concurso que tem como objectivo a elaboração de artigos científicos de temas relacionados a diversos sectores económicos Angolanos com o fim de avaliar questões ligadas à concorrência, estrutura, conduta e resultados das empresas e/ou sectores de actividade.
O ISPTEC destacou-se, nesta primeira edição, ao assumir os dois primeiros lugares do pódio. Notadamente, o estudante Emanuel Espírito Nanguanza António do 5.º ano do curso de Economia, ficou com a classificação máxima da competição,16,1 valores, havendo apresentando o artigo sob o tema “O impacto do aviso n.º 02/2018 do Banco Nacional de Angola sobre o nível de concorrência e concentração do sector bancário angolano 2016 – 2020”.
O 2.º lugar foi igualmente ocupado pelo ISPTEC, conforme referido no início, com a classificação final de 15,5 valores obtida pelos estudantes Fábio Ângelo Frederico Moreira Sebastião e Shirley Dianira Manuel Gonçalves do 5.º e 4º anos do curso de Economia, respectivamente, tendo apresentado o artigo sob o tema “Concentração bancária e estabilidade financeira: avaliação descritiva dos indicadores de concentração e estabilidade na década de 2010 – 2020”.
O prémio coube apenas ao primeiro classificado com um valor equivalente a 1 milhão de Kwanzas e um estágio de 3 meses na ARC.
A cerimónia de premiação ocorreu no Hotel Epic Sana, durante a Conferência Anual sobre Concorrência e Regulação Económica em Angola, em alusão a celebração do 4.º Aniversário da Autoridade Reguladora da Concorrência.