Os Heróis de Azul em parceria com o Portal Voluntário e a ONG Italiana VIS (Voluntariato Internacionale per lo Sviluppo), realizaram em Setembro o III Fórum do Voluntariado e Cidadania Jovem.
Foto: D.R
O Empreendedorismo Social para os Jovens foi o tema central da 3ª edição do evento que reuniu mais de 150 jovens voluntários e organizações que se dedicam ao trabalho social, para trocar experiências e traçar estratégias para uma melhor actuação dos diferentes intervenientes na gestão dos projectos sociais, promovendo as boas práticas.
O evento, entre outros objectivos, pretende dar voz às opiniões dos jovens e das associações angolanas sobre a participação activa, a cidadania e as preocupações que afectam este núcleo social.
Jelson Gaieta, responsável do projecto Heróis de Azul, explica que é importante incentivar o empreendedorismo social para dar respostas as mais variadas preocupação sociais. O responsável ressalta ainda que o empreendimento social permite a inserção de grupos de baixa renda na cadeia produtiva, com base nas oportunidades, ferramentas e acompanhamento.
Jelson Gaieta faz uma avaliação positiva do evento, tendo em conta a adesão e participação muito activa, que superou as expectativas da organização. “O objectivo está a ser cumprido, que é levar a mensagem ao nosso público alvo, fundamentalmente os jovens e instituições que se dedicam ao voluntariado e as questões de cidadania.
A ONG VIS – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento e os Salesianos de Dom Bosco, associaram-se ao Portal do Voluntário e aos Heróis de Azul, no âmbito do Projecto “O Futuro nas nossas Mãos-Nós jovens protagonistas do desenvolvimento de Angola” (projecto desenvolvido com os Salesianos de Dom Bosco e com o ICRA-Instituto de Ciências Religiosas de Angola apoiado pela União Europeia) pretendem dinamizar o Voluntariado Juvenil como ferramenta para promover a participação juvenil, a cidadania e acrescentar a influência e o andamento das políticas juvenis actuais.
O Fórum do Voluntariado Jovem é realizado mensalmente, no âmbito do projecto “O Futuro nas Nossas Mãos”, financiado pela União Europeia.