गोरा एशियाई कॉलेज महिला तो होटल में सुपर अच्छा बिल्ली चुंबन पक्ष मालिश.हिंदी कमबख्त वीडियो उसकी तंग एशियाई बिल्ली और बिल्ली स्ट्रोकिंग यह चाहता है!.गांव की कुंवारी लड़की की सील टूटी

Poc notícias

A precariedade da comunicação institucional do Presidente da República

OPINIÃO: ISRAEL CAMPOS | POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR |

 

Enquanto jornalista, e mestrando em Comunicação Estratégica e Liderança, tenho hoje bastante interesse em observar e estudar a forma com que as nossas instituições utilizam as distintas ferramentas da comunicação para alcançarem os seus objectivos.

 

A precariedade da comunicação institucional do presidente da República João Lourenço tem chamado, com particular interesse, a minha atenção, pelos sucessivos erros elementares que a sua equipa de comunicação (se é que existe) tem cometido, aos vários níveis.

 

Depois da “crise” de comunicação de ontem causada pela utilização de uma imagem que não dialogava com o texto anexado (e que passava uma mensagem de que o presidente estava a incentivar as pessoas a “mentir” sobre o actual estado de Angola, etc), hoje tem mais.

 

Insatisfeitos em expor o presidente pelas piores razões possíveis, os gestores da página do PR voltaram hoje à saga de “enganarem” a opinião pública: usando uma imagem de jovens afro-americanos e hispânicos de 2021 (autoria da Getty) para ilustrar uma curta citação sobre a “juventude angolana” proferida ontem pelo Presidente do MPLA num encontro dos camaradas em Luanda. Segundo Timothy Coombs (2007), um grande acadêmico especialista em crises de comunicação, neste caso estaremos diante de um “Intentional Cluster”, que é aquele tipo de crises em que a marca/empresa/instituição joga um papel activo e preponderante para a criação da crise em que se encontra. Ou, resumindo, “quando o faz com propósito de causar danos a si mesma”.

 

É lamentável e vergonhoso termos um presidente com este tipo tão reles de assessoria, mesmo sabendo que se gasta tanto dinheiro com os tais assessores brasileiros que tudo sabem. Sempre que acontece um caso como este uso como exemplo nas minhas aulas e os meus professores ficam sempre chocados com o tamanho “amadorismo presidencial”.

 

Caso este post chegue a quem de “direito”, só uma sugestão: passem a por a fonte das imagens que publicam para evitar passar este tipo de vergonha. É o mínimo num país que se quer sério e onde existem instituições cuja função é supostamente salvaguardar os direitos autorais. Como faremos isso, se a página do Comandante em chefe, o mais alto mandatário da nação, “rouba” fotos da Getty e não menciona a fonte? Um país com tantos talentos na área da fotografia (Jessé Manuel, Mauro Sergio, Breno Luckano, e tantos outros), a Presidência da República não tem imagens de JOVENS ANGOLANOS para ilustrar um texto da página do presidente? Viva!!!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error:
Scroll to Top
Scroll to Top गोरा एशियाई कॉलेज महिला तो होटल में सुपर अच्छा बिल्ली चुंबन पक्ष मालिश.हिंदी कमबख्त वीडियो उसकी तंग एशियाई बिल्ली और बिल्ली स्ट्रोकिंग यह चाहता है!.गांव की कुंवारी लड़की की सील टूटी