A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, SODIAM E.P. encerrou esta sexta-feira, 27 de Junho, o décimo quarto leilão de diamantes brutos realizado em Luanda, tendo sido arrecadado um valor líquido total de cerca de 15,5 Milhões de dólares americanos.
A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, SODIAM E.P licitou esta sexta-feira em leilão, 17 pedras especiais de diamantes brutos produzidas pelas Sociedades Mineiras do LULO, KAIXEPA, CHITOTOLO E LUELE.
As sessões de avaliação decorreram de 23 a 26 do corrente mês, nas instalações da SODIAM E.P. em Luanda, sendo que as licitações foram submetidas por via electrónica na plataforma online www.transatlanticgemsales.com, até às 10h00 de hoje, 27 de Junho de 2025.
O valor total líquido arrecadado na licitação foi de 15,5 Milhões de dólares com a venda de 865,19 quilates. Este resultado superou o valor esperado em 24,33%.
Os resultados arrecadados deste leilão estão distribuídos da seguinte forma: LULO (8,4 Milhões USD), KAIXEPA (928 Mil USD) e LUELE (6,2 Milhões USD). Duas pedras da Sociedade Mineira do Chitotolo foram leiloadas mas não vendidas por iniciativa da Mina, que pela terceira vez recusou as ofertas de preço recebidas.
Participaram no leilão um total de 27 empresas, representando as principais praças e centros diamantíferos mundiais.
De realçar que no âmbito do Decreto Presidencial 175/18 de 27 de Julho, o formato actual de leilão, tem obtido, cada vez mais confiança por parte das Sociedades Mineiras e dos compradores, devido à transparência do processo.
De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa “os resultados obtidos neste leilão comprovaram as melhorias em termos de procura e preços que se têm verificado no mercado nas últimas semanas, o que traz algum conforto à produção nacional em geral, e às Sociedades Mineiras em particular. A SODIAM e as diferentes instituições da indústria diamantífera nacional continuarão a acompanhar as tendências do mercado para assim poderem melhor negociar os preços de venda dos nossos diamantes.”