A UNITEL foi reconhecida pelos dois anos de mandato à frente da (PGFS) Presidência do Grupo de Fraude e Segurança para África do GSMA Association, pela sua liderança na promoção do combate aos fenómenos de fraude e segurança na industria de telecomunicações móveis em África.
O reconhecimento foi manifestado em carta, enviada pelo Chief Technology Officer (CTO) da Global System for Mobile Communications do GSMA e pelo Presidente do AFASG, CEO da Copper Horse Ltd. Os signatários enalteceram o papel da operadora de telefonia angolana e do seu representante, José Sobreira Martins, Director de Risco, Fraude e Segurança, pelo desempenho ao longo do seu mandato que teve início em Setembro de 2018 e se mantém em curso.
Segundo a nota enviada a nossa redação, os subscritores dizem ainda que a UNITEL, definiu uma estratégia e iniciou um programa de divulgação aos membros do GSMA na região, que possibilitou aumentar a adesão e a experiência do grupo no continente africano. Adiantam igualmente, que os esforços neste sentido, têm dado bons resultados, com um aumento significativo do volume de representantes dos operadores móveis africanos no seio do AFASG, tendo o plano de acções em curso impulsionado a presença e o interesse dos operadores móveis do continente.
“O trabalho que tem feito para inquirir os membros sobre as principais prioridades de fraude e segurança para os operadores móveis em África, para propor e avaliar o interesse em itens de trabalho colaborativos de grupo, e para introduzir uma maior aposta na Cibersegurança dentro do grupo e da região, é de grande importância”.
A eleição da UNITEL para a liderança deste grupo, ocorreu em Setembro de 2018 e resultou de um processo de candidatura em concorrência com outros operadores móveis em África, baseado na apresentação de um plano de liderança estratégica submetido à consideração e votação dos seus membros.
O AFASG agrupa os principais grupos de Telecomunicações Móveis em África, tais como Orange, MTN, Airtel, Vodafone/Vodacom e Millicom/Tigo, bem como outras operadoras de telefonia móvel e membros associados, tais como fornecedoras de tecnologias, como Ericsson e Huawei.