Em alusão ao 13 de Junho, Dia Mundial de Consciencialização do Albinismo, o projecto Kilombo realizará nos dias 10 e 12 de Junho, na Mediateca de Luanda, as Jornadas de Consciencialização e Promoção dos Direitos para as Pessoas com Albinismo.
O evento que acontece em três dias, vai ser palco da Feira de produtos e serviços para pessoas com albinismo, que conta com a participação de fornecedores de produtos farmacêuticos e produtos naturais para a protecção da pele, provedores de saúde visual e dermatológica, assim como expositores de produtos têxteis, acessórios de protecção contra a exposição solar, e artes e ofício.
Denominada Feira de produtos e serviços para pessoas com albinismo, na feira serão promovidos produtos e serviços que propiciem a melhoria de vida das pessoas albinas.
Rastreios visuais gratuitos à comunidade albina
Segundo o comunicado que o POC Notícias teve acesso, o Centroptico vai garanti a presença de equipas técnicas e equipamento com tecnologia de ponta, para disponibilizar rastreios visuais gratuitos à comunidade albina, dando prioridade a pessoas com mais carências, em especial a crianças e jovens.
Paralelamente à Feira, desta vez, na Mediateca do Cazenga, no dia 12 de Junho, um colectivo de dermatologistas dará consultas e acompanhamento gratuito a pessoas albinas. No âmbito das Jornadas de Consciencialização e Promoção dos Direitos para as Pessoas com Albinismo, serão realizadas diversas atividades, destacando-se um Workshop sobre políticas públicas de inclusão da pessoa com albinismo em Angola.
Espera-se que o momento alto destas jornadas decorre no dia 12 de Junho, com uma tentativa de obtenção do record do mundo da Maior Audiência em Aula de Consciencialização Sobre o Cancro da Pele em “Live Streaming”, pelo Facebook, através do link
https://fb.me/e/WA425MCp.
Recorde-se que o livro “Julito, Amor de Mãe”, que conta a estória de um rapaz albino, da autoria de Elsa Barber, Secretária de Estado da Família e Promoção da Mulher, será também lançado nestas jornadas, e as actividades terminam com um desfile de moda inclusiva, que conta com estilistas nacionais e modelos albinos.
Redação POC Notícias