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As Marcas de Moda são as mais referenciadas em termos genéricos, com NIKE, ADIDAS e GUCCI a liderarem as tabelas. Ao nível das marcas nacionais, no TOP 3 surgem CUCA, UNITEL e TIO LUCAS, segundo dados do Estudo ao Consumidor, apresentado hoje, em Luanda.
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“No âmbito deste estudo, feito de forma idónea e independente, as Marcas são referenciadas de forma espontânea pelos consumidores em cinco dimensões: notoriedade, identificação, necessidades, unicidade e confiança. O estudo foi realizado no final de 2023, em 18 pontos amostrais da grande Luanda e em quatro outras províncias do País, com a ponderação a ser feita em função da análise sócio-demográfica: por idade, região e estrato social”, lê-se no comunicado enviado à redação do POC NOTÍCIAS.
No TOP 20 das referências, as Marcas de Moda, Bebidas e Tecnologia surgem como as mais mencionadas espontaneamente pela população, com 72% das referências, enquanto ao nível da menção de Marcas Nacionais, Bebidas, Alimentação e Tecnologia surgem destacadas nas referências da população, representando 85%.
Na referenciação genérica e espontânea, NIKE, ADIDAS e GUCCI surgem como as Marcas mais referenciadas pela população. Ainda no TOP 20, é possível encontrar várias outras Marcas com presença relevante e efectiva no mercado local, como TIO LUCAS, COCA-COLA, LOUIS VUITTON ou CUCA.
“Comparando os dados de 2021 com os dados registados no final de 2023, os sectores que registaram um maior crescimento no TOP 20 foram Alimentação, Bebidas e Automóveis, enquanto os sectores Tecnologia, Moda e Produtos de Higiene apresentaram uma redução na sua presença”, salienta Paulo Santos, director-geral da Keyresearch.
O mesmo comunicado destaca ainda que quando a análise passa para a dimensão de Marcas exclusivamente nacionais, as Marcas de Bebidas são as que contam com mais relevância, com destaque para CUCA, PURA, EKA, NOCAL e TOP. As Marcas afectas aos sectores Alimentação e Tecnologia estão também entre as áreas de maior referenciação, destacando-se as Marcas UNITEL, TIO LUCAS, ALIMO, ZAP, entre outras.
Numa comparação entre os estudos realizados em 2021 e no final de 2023, verifica-se que EKA, ALIMO e PRIMAVERA registaram as maiores subidas no ranking, ao passo que UNITEL, TOP, ZAP, BAI, BOOSTER, DOPPEL, NGOLA e BFA subiram ao TOP 20. Em sentido contrário, FANTA, COCA-COLA e DONA XEPA apresentaram as descidas mais pronunciadas, sendo que VINUL, SPRITE, COMPAL, MADAR, SUMOL, SUAVE, OASIS e TIGRA deixaram de integrar o TOP 20.
Na avaliação dos dados do Estudo ao Consumidor é ainda feita uma análise por faixa etária e estrato social, observando-se que, na análise por gerações, CUCA e TIO LUCAS integram o TOP 3 de todas as faixas etárias, UNITEL integra o TOP 3 de seis faixas etárias, e PURA está no TOP 3 da faixa etária dos 25 aos 29 anos.
Na análise económica, verifica-se que muitas Marcas são transversais aos diferentes estratos económicos, não se observando variações significativas: CUCA e UNITEL estão no TOP 3 dos cinco estratos sociais; TIO LUCAS, PURA e ALIMO encontram-se no TOP 10 dos cinco estratos; em quatro dos cinco estratos sociais estão ZAP e BAI (com excepção do estrato inferior E), e NOCAL e EKA (com excepção do estrato superior A/B).
O Estudo ao Consumidor permite identificar as Marcas e os segmentos com maior relevo para o Consumidor angolano, bem como as características genéricas deste mercado. Recorde-se que o o mesmo é promovido pela Keyresearch, uma das mais antigas empresas de estudos de mercado e monitorização de media a operar em Angola, responsável pela elaboração do estudo em 18 pontos amostrais da província de Luanda e nas províncias de Benguela, Huíla, Huambo e Cabinda, assegurando que o painel de respostas é representativo da população nacional, em termos de idade, género, estrato económico e sócio-demográfico.