Este ano o programa de responsabilidade social do Banco de Fomento Angola (BFA) tem disponível um valor máximo de 280,5 milhões kwanzas, que serão distribuídos para 12 organizações.
_______________________________________________________________________________________________
POC NOTÍCIAS: Atalia Lourenço | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Na sua 4ª Edição, o BFA Solidário vai continuar a promover o bem-estar e a formação de crianças e jovens em situação vulnerável, contribuindo desta forma para a educação, saúde e inclusão social e financeira, através do apoio a organizações não-governamentais e sem fins lucrativos, que trabalhem para melhorar as condições de vida das crianças angolanas.
Este ano, o programa BFA Solidário terá uma dotação máxima de 280,5 milhões de kwanzas, a distribuir por um número máximo de doze organizações, em três categorias.
“Educação, para organizações que desenvolvam actividades visando a melhoria do nível educacional ou qualificações de menores de estratos sociais desfavorecidos. Saúde, para organizações que desenvolvam actividades em prol de melhorias das condições de saúde de menores, de estratos sociais desfavorecidos. Inclusão Social e Financeira, para organizações que exerçam actividades cujo objectivo seja a promoção da qualificação e inserção social e financeira de crianças e jovens em risco, designadamente através de medidas de educação e prevenção de comportamentos de risco, qualificação profissional e de suporte básico de vida”, lê-se no numa nota divulgada no website da instituição.
Serão atribuídos apoios a até 4 candidaturas por categoria que se destinam a financiar projectos estratégicos para as actividades destas organizações através de “aquisição ou melhoria de activos fixos, aquisição de activos correntes, introdução ou melhoria de tecnologias utilizadas e formação de quadros e Colaboradores”, refere o documento.
O valor do apoio não será atribuído de forma automática, e não poderá exceder 90% do orçamento do projecto submetido a concurso. Deste modo, os candidatos deverão submeter orçamentos que reflictam as suas necessidades reais e não orçamentos em que se procure obter o máximo valor possível.
Quem pode participar no BFA Solidário 2022
Segundo informações disponíveis no seu website, podem candidatar-se ao programa, as organizações nacionais que cumpram os seguintes requisitos: Organizações sem fins lucrativos, devidamente formalizadas, com actividade comprovada por um período mínimo de três anos, até à data da candidatura; Organizações sem fins lucrativos, não formalizadas, com actividade comprovada por um período de mínimo de três anos, até à data da candidatura e que cumpram com os seguintes requisitos. “Uma estrutura organizacional reconhecível; Desenvolvimento de actividades regulares; Disponham de condições legais para o exercício das suas actividades; Representadas por uma pessoa singular devidamente identificada. Universidades privadas a operar há mais de cinco anos”. destaca a nota.
Por outro lado, refere-se que não podem candidatar-se ao programa colaboradores BFA, empresas, organizações com actividade inferior a 3 anos, organizações que não tenham sede em Angola e Instituições públicas.
As candidaturas são gratuitas e deverão ser preenchidas de forma automatizada e poderão ser submetidas através da página www.bfa.ao, ou entrega de processo físico nos balcões do BFA definidos para o efeito, sendo que não sendo possível anexar a documentação de suporte à candidatura (para as candidaturas online), os candidatos poderão enviar a documentação por email para o endereço direccao.responsabilidade.social@bfa.ao da direcção de responsabilidade social, identificando no campo do assunto a organização candidata.
As candidaturas abertas estão abertas desde o dia 17 de Janeiro e serão encerradas no 28 de Fevereiro do ano em curso.
Com esta iniciativa, o BFA pretende criar impacto significativo e duradouro relativamente à capacitação técnica e financeira das organizações, bem como promover o desenvolvimento das referidas organizações distinguindo-as e dando visibilidade aos seus projectos, mobilizando desta forma a sociedade civil para as suas causas e carências.
O BFA Solidário é um programa de responsabilidade social que tem como objectivo apoiar financeiramente actividades e projectos estratégicos de organizações que pertencem ao 3º sector, cujos beneficiários são crianças. Este programa foi criado para ajudar a mitigar os problemas que muitas crianças em situação mais vulnerável enfrentam, permitindo uma maior estabilidade tanto a nível das suas famílias bem como das comunidades em geral.