POC NOTÍCIAS | TEXTO: HÉLDER BORGES GUIMARÃES | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Nos últimos tempos, já na vigência do Presidente Tomás Faria, o Clube Desportivo Atlético Petróleo de Luanda tem se mostrado um verdadeiro campeão na comunicação.
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O clube do eixo viário começou por redefinir o seu brasão principal, abandonando o antigo emblema por, entre outras coisas, considerar que não se ajustaria aos novos tempos e aos desafios do momento.
No entanto, no que diz respeito a comunicação, Petro de Luanda está em todas as grandes plataformas de comunicação, comunicando pelo Facebook, Tik Tok, Website, TWITTER, YouTube e criou um canal no WhatsApp com mais de 6 mil seguidores.
Essa transformação na sua identidade, não alterou os outros elementos da marca como o nome e a paleta de cores, por exemplo, mas foi fundamental na redefinição de uma identidade corporativa coerente fazendo com que a marca seja reconhecida mesmo na presença de apenas um único elemento da sua identidade visual.
A identidade corporativa é o universo da marca, além do nome e do logotipo criativo, existem outros elementos que ajudam a comunicar os valores da marca Petro de Luanda e o clube tricolor percebeu isso, por isso tem investido na capacitação dos profissionais do seu departamento de marketing e os resultados são visíveis.
Aliada a uma comunicação eficiente e assertiva, o Petro faz algumas acções que não são muito comuns para a nossa realidade, como lançamentos de produtos, promoções, passatempos, eventos, entre outros.
Essa eficiência na comunicação é reflexo de uma cultura organizacional que o clube do eixo viário tem vindo a desenvolver. De uns tempos pra cá a agremiação tem realizado regularmente assembleias de sócios para apresentação pública das contas, o que ajuda na transparência e consequentemente na confiança dos patrocinadores e parceiros.
“Essa eficiência na comunicação é reflexo de uma cultura organizacional que o clube do eixo viário tem vindo a desenvolver”
E por falar em parceria o clube tem uma parceria com a La Liga, a primeira liga espanhola de futebol e com o Vila Real, clube desta mesma liga que pensamos estarem na gênese dessa transformação na comunicação.
Desde que firmou essas parcerias, na comunicação o Petro de Luanda está ao nível de clubes como Barcelona, Real Madrid, Manchester United l, Bayern ou Liverpool.
É bem provável que o Petro tenha mandado alguns profissionais do seu Departamento de Marketing a Espanha, para conhecer melhor como esses gigantes gerem a sua comunicação de marca.
“A comunicação reflecte a boa organização dos últimos anos e é caso para dizer que até na comunicação o Petro tem feito um figurão”
A actual gestão da agremiação do eixo viário entendeu a marca que é o Petro de Luanda e tem investido nisso, por via desses canais ou plataformas que citei antes. Neles, o Petro tem estado a comunicar tudo o que acontece, desde efemérides, agendas dos próximos jogos, os resultados da semana, felicitações aos atletas e dirigentes, entre outras acções.
A comunicação do clube tem, de facto, ajudado a dar sentido ao slogan da equipa, “Energia para vencer”, a comunicação reflecte a boa organização dos últimos anos e é caso para dizer que até na comunicação o Petro tem feito um figurão.
Por: Hélder Guimarães
Consultor de Comunicação e Brand Manager