गोरा एशियाई कॉलेज महिला तो होटल में सुपर अच्छा बिल्ली चुंबन पक्ष मालिश.हिंदी कमबख्त वीडियो उसकी तंग एशियाई बिल्ली और बिल्ली स्ट्रोकिंग यह चाहता है!.गांव की कुंवारी लड़की की सील टूटी

Poc notícias

ANPG, TOTALENERGIES E PARCEIROS DO BLOCO 32 INVESTEM EM PROJECTOS SOCIAIS NO MOXICO

POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR 

 

 

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e o Grupo Empreiteiro do Bloco 32, constituído pela TotalEnergies Angola – na qualidade de operadora – Sonangol Pesquisa & Produção, Sinopec, ExxonMobil e Galp, procederam ontem, no Luena, ao lançamento da primeira pedra do Liceu Eiffel e à inauguração do internato feminino Santa Isabel. Estes dois projectos fazem parte da carteira de investimentos do sector petrolífero em responsabilidade social.

 

____________________

 

Ambos os actos contaram com a presença da Primeira Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, que é madrinha da Rede das Escolas Eiffel, e que descerrou a placa de inauguração do Internato Santa Isabel, que vai acolher raparigas até aos 12 anos. Estiveram também presentes o Governador Provincial do Moxico, Ernesto Munguala; a Ministra da Educação, Luísa Grilo; o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor; a Embaixadora de França, Sophie Aubert; o Administrador Executivo da ANPG, Artur Custódio, o Bispo da Diocese do Moxico, Dom Martin Lasarte, e o Director-Geral da TotalEnergies Angola, Martin Deffontaines.

 

 

A Primeira Dama, na qualidade de madrinha da Rede das Escolas Eiffel em Angola, encorajou os promotores da iniciativa a manterem a aposta no projecto e a zelarem pela boa conservação das suas instalações. “Agradeço à TotalEnergies Angola e à ANPG o convite que me formularam para estar aqui a presenciar este importante marco educacional em mais uma das províncias do nosso país. E agradeço o facto de poder apadrinhar o projecto, uma vez que tenho como compromisso pessoal o apoio, a atenção e o investimento na educação sustentada das nossas comunidades e do capital humano, para que o desenvolvimento possa ser uma realidade no nosso país”, afirmou Ana Dias Lourenço.

 

Referindo-se ao lançamento da primeira pedra da escola Eiffel do Moxico e à inauguração do Internato Santa Isabel, a Primeira Dama disse que “estas duas infra-estruturas vão contribuir para o aumento do acesso à educação, para o reforço da qualidade do ensino, e para garantir uma assistência integral e mais humanizada, em particular às jovens do Luena, facto com o qual me congratulo porque não é possível pensar em desenvolvimento económico e em bem-estar social sem se apostar na educação. Combater as desigualdades sociais obriga a que haja oportunidades iguais de educação, de ensino e de desenvolvimento para homens e mulheres desde a primeira infância. E é, sobretudo, isto que hoje aqui estamos a fazer. A contribuir para aumentar a igualdade de oportunidade de ensino e de aprendizagem às nossas crianças”.

 

O Governador Provincial do Moxico, Ernesto Munguala, que disse na sua intervenção que a abertura desta nova escola está prevista para o ano lectivo 2025-2026, informou que a mesma receberá 150 alunos da cidade do Luena, incluindo jovens provenientes de famílias desfavorecidas. “Vamos com esta unidade ver alargada a rede de escolas Eiffel, o que nos entusiasma. Mas, sobretudo, vamos ter a funcionar aqui na nossa província uma nova escola cujo ensino é gratuito, equitativo e de qualidade reconhecida. E vamos alargar a oferta formativa para os nossos jovens estudantes, em áreas que até aqui não tínhamos aqui no Moxico. Desta forma, aumentaremos as infra-estruturas escolares da Província, que conta actualmente com 243 escolas de ensino público e privadas, com 7277 professores e mais 300 mil alunos”, esclareceu o mesmo responsável.

 

A Ministra da Educação, Luísa Grilo, sublinhou que “quando as pessoas se juntam, boas coisas acontecem”. E acrescentou: “A TotalEnergies começou por patrocinar as Olimpíadas da Matemática e nós desafiámos a empresa a ir mais longe, porque acreditávamos que era possível chegar mais longe. E aqui está a prova! Começámos com quatro escolas Eiffel, em conjunto definimos e aprimoramos o modelo, e já estamos a inaugurar mais uma. Confesso que foi um desafio para todos. Para nós, Educação, porque não tínhamos experiência em modelos partilhados e queríamos solucionar o problema da qualidade da educação nos liceus. Então, em conjunto com a TotalEnergies decidimos fazer escolas não muito grandes, mas eficazes. De fácil gestão, boa qualidade e com profissionais comprometidos. Associou-se, entretanto, a Missão Laica Francesa, que nos apoiou na reestruturação dos planos curriculares, tendo contribuído para a criação de um ensino com qualidade e para o reforço do lema das escolas Eiffel – a passagem de testemunho de umas para as outras, sempre à procura de melhor servir os jovens que precisam de aprender”.

 

Na sua intervenção, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, sublinhou a importância de que se reveste a aposta do sector petrolífero na cooperação e na formação de técnicos angolanos. “A trajectória que vem sendo seguida e implementada por este modelo de excelência, desde 2008, nas províncias de Malanje, Cunene, Cuanza Norte e Bengo, onde operam os Liceus Eiffel, é um motivo de orgulho para nós, assim como os resultados alcançados. A expansão do projecto abrange agora as províncias do Huambo e do Moxico. Agradecemos e aplaudimos, por isso, a parceria entre o nosso Ministério da Educação, a Missão Laica francesa e a Rede Eiffel, e também a associação do sector petrolífero, que nela participa através dos investimentos em responsabilidade social da operadora TotalEnergies”, disse o governante.

 

O Administrador Executivo da ANPG, Artur Custódio, em representação do Presidente do Conselho de Administração, Paulino Jerónimo, destacou o valor da formação no crescimento profissional dos jovens angolanos e no seu posterior enquadramento no mercado de trabalho. “Cerca de uma centena de meninas vai sentir este espaço como a sua casa, a sua fonte de capacitação para a vida. Aqui vão receber as bases da educação que lhes vão permitir vencer em diferentes áreas profissionais – desde as ciências exactas, às tecnologias e às engenharias, mas também desenvolver talentos no domínio das artes e do desporto”.

 

O Director-Geral da TotalEnergies em Angola, Martin Deffontaines, operadora francesa que completa este ano o seu centésimo aniversário e que esteve na origem da Rede Eiffel, há 16 anos, começou a sua intervenção com uma pergunta: “o que é mais bonito do que construir uma escola?” e lembrou que com esta nova escola secundária pública se alarga a rede Eiffel em Angola, disponibilizando ensino inclusivo e equitativo a mais 150 jovens angolanos. O Director-Geral da TotalEnergies Angola disse também que “o grupo empreiteiro do Bloco 32 está muito satisfeito com a construção de uma nova escola Eiffel e com a inauguração do internato Santa Isabel no Moxico”. E acrescentou: “esta rede de escolas permite que rapazes e raparigas tenham acesso a um ensino técnico e científico gratuito e de qualidade; enquanto a inauguração do Internato Santa Isabel vai proporcionar um enquadramento favorável à aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento das jovens da província de Moxico”.

error:
Scroll to Top
Scroll to Top गोरा एशियाई कॉलेज महिला तो होटल में सुपर अच्छा बिल्ली चुंबन पक्ष मालिश.हिंदी कमबख्त वीडियो उसकी तंग एशियाई बिल्ली और बिल्ली स्ट्रोकिंग यह चाहता है!.गांव की कुंवारी लड़की की सील टूटी