गोरा एशियाई कॉलेज महिला तो होटल में सुपर अच्छा बिल्ली चुंबन पक्ष मालिश.हिंदी कमबख्त वीडियो उसकी तंग एशियाई बिल्ली और बिल्ली स्ट्रोकिंग यह चाहता है!.गांव की कुंवारी लड़की की सील टूटी

Poc notícias

Hélder Guimarães Consultor de Comunicação Actualização em Branding/ESPM-SP, Brasil

Importância do Slogan para a comunicação da Marca

“Sempre que estivermos a criar uma marca devemos ter em conta o poder das palavras, pois as grandes marcas não se fazem somente de processos visuais. As mensagens das marcas são complementadas por outros elementos da marca entre eles o slogan, que por sua vez também reforça outros aspectos únicos da marca”

 

TEXTO: Hélder Guimarães
Consultor de Comunicação
Actualização em Branding/ESPM-SP, Brasil

 

Hélder Guimarães
Consultor de Comunicação
Actualização em Branding/ESPM-SP, Brasil 

Várias marcas são imediatamente lembradas quando os seus slogans se fazem presentes mesmo que estes (os slogans) surjam isolados ou sem a companhia de outros elementos da marca que eles representam.

 

Quando ouvimos ou lemos as frases como; “Think Differente”, “Just Do It”, “O próximo mais próximo” ou “Somos todos nós” invariavelmente nos lembraremos de que marcas estaremos a falar.

 

Os slogans são geralmente escolhidos para complementar a comunicação da marca em situações específicas, em momentos que apenas o logotipo não seja suficiente para passar a mensagem da marca, ou em momentos cujo nome não se faça presente por diferentes motivos, o slogan como um elemento de marca vai fazer este papel.

 

O slogan deve ser dominado pelos diferentes públicos da marca, ele deve estar na ponta da língua dos colaboradores, do target, dos parceiros, acionistas e do público de uma maneira geral que interage directa ou indirectamente com a marca.

 

 

Os processos de naming e definição de posicionamento geralmente antecedem a eleição do slogan e muitas vezes nos ajudam na escolha do mesmo, mas ainda assim devemos sempre ter em conta que não há um caminho único e ideal que em qualquer circunstância vai facilitar os profissionais de branding a definir o slogan para a marca.

 

“Na verdade o que um profissional de branding ou de naming deve ter em conta na altura da escolha do slogan é saber qual a necessidade da marca no momento da sua criação ou do slogan, essa é a questão que tem que ser discutida e definida com o cliente”

 

Entre os diferentes papéis que o slogan deve desempenhar podemos destacar o reforço do posicionamento, mas também podemos encontrar com o cliente outras funções a serem desempenhadas pelo slogan, como reafirmar a área de actividade da marca, reforçar a lembrança da marca, comunicar benefícios ou atributos do produto, crenças da marca, bem como o slogan pode ser uma extensão do nome ou reforçar a lembrança do nome da marca.

“Os profissionais de naming afirmam que os melhores nomes de marca devem ser o menos descritivo possível. Portanto, o slogan deve, em caso do nome não ser muito esclarecedor sobre a actividade da marca, ajudar a compreensão da sua razão de existir”

 

Já dissemos que o slogan deve desempenhar diferentes papéis na comunicação da marca, mas seja qual for o papel escolhido para ele desempenhar, o slogan sempre estará no centro de toda comunicação executada pela marca.

 

Independentemente de o slogan comunicar os atributos, as crenças ou reforçar a lembrança da marca, tudo que ela faz vem a reboque de um posicionamento, por isso o slogan que comunica o posicionamento é quase sempre mais eficaz que os outros.

 

Executar o posicionamento de marca através do slogan é um desafio para qualquer profissional de branding, mas uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio de campanhas publicitárias que sejam acompanhadas por assinaturas de campanhas inspiradas no slogan da marca.

 

Dissemos anteriormente que a definição do slogan deve ter em conta o momento da sua criação e da marca, por este mesmo motivo o slogan pode ser mudado por se ter alterado os motivos que levaram a sua escolha.

 

A importância do slogan na comunicação da marca está intrinsecamente ligada ao período específicos que a marca se encontra no momento da sua criação ou às característica do seu target, pois estes dois aspectos são fundamentais na definição da estratégia de comunicação da marca.

 

TEXTO: Hélder Guimarães
Consultor de Comunicação
Actualização em Branding/ESPM-SP, Brasil

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error:
Scroll to Top
Scroll to Top गोरा एशियाई कॉलेज महिला तो होटल में सुपर अच्छा बिल्ली चुंबन पक्ष मालिश.हिंदी कमबख्त वीडियो उसकी तंग एशियाई बिल्ली और बिल्ली स्ट्रोकिंग यह चाहता है!.गांव की कुंवारी लड़की की सील टूटी